Ansiedade da separação: como diminuir os sintomas?

| easeTV| Deixe um comentário

Você já viu aqui no blog que a ansiedade da separação pode se tornar um problema grave para seu bichinho se não tratada, não é mesmo? Transtornos de fobia, perda do apetite e destruição de objetos da casa são apenas alguns sintomas deste problema.

Mas sabia que evitar – ou prevenir – a ansiedade da separação pode ser muito mais fácil do que você imagina? Conheça algumas dicas simples e poupe seu pet deste sentimento tão ruim.

6 dicas para diminuir os sintomas da ansiedade de separação

 

1. Acabe com as despedidas dramáticas

Pois é, elas só geram mais desconfiança e tão temida ansiedade da separação. Você precisa fazer o cãozinho entender que sua saída é algo natural, e não um problema de sete cabeças. A mesma coisa deve acontecer na chegada: faça alguns carinhos, mas nada de gestos escandalosos. Logo ele acostuma.

2. Faça uma espécie de treinos para a saída

É bem simples, basta apenas que você simule a sua saída vez ou outra. Pegue a bolsa ou mochila, as chaves do carro (fazendo barulho, de preferência), vá até a porta, mas não saia. Depois de algumas repetições, ele não se sentirá mais ansioso ao ver você fazer isso.

3. Deixe algum item seu no ambiente

Esta dica vale especialmente para cães muito apegados, e que tendem a sofrer mais com a ansiedade da separação. Por isso, sempre deixe um item seu no ambiente em que ele vai ficar enquanto estiver sozinho, algo com seu cheiro. Pode ser um lenço, uma fronha ou mesmo uma camiseta. Assim ele se sentirá mais confortado.

4. Enriqueça o ambiente

Essa é uma boa solução para mantê-los distraídos. Para isso, esconda alguns petiscos para que ele fareje e deixe brinquedos espalhados pelo chão para que ele se distraia.

5. Dê uma canseira no bichinho

Se for possível fazer algum exercício com seu pet antes que você saia de casa, perfeito! Assim, ele gastará bastante energia e passará boa parte do dia tirando aquela soneca gostosa.

6. Use a televisão a seu favor

Se seu pet fica dentro de casa, por que não usar a televisão para distraí-lo e diminuir os sintomas da ansiedade da separação? Você sabia que já existem canais por assinatura (uma espécie de Netflix), com uma programação voltada especialmente para os pets? Com eles, o seu bicho de estimação pode assistir programas que estimulam o relaxamento, o apetite, a interação com a natureza, entre outros. São vídeos e canais de áudio desenvolvidos especificamente para os sentidos do pet. Tem como resistir é?

Por fim, nossa última dica é: não deixe seu pet tanto tempo sozinho. Apesar de eles se acostumarem e existirem diversas técnicas para amenizar o sentimento de ansiedade da separação, os bichinhos precisam de companhia e atenção para ter uma boa qualidade de vida.

Em últimos casos, adotar mais um amiguinho para fazer companhia ao seu pet, se ele é sociável, pode diminuir os sintomas da ansiedade da separação.

O que você achou das dicas de hoje? Se a programação de TV desenvolvida para os pets chamou sua atenção, acesse o easeTV e descubra como esta novidade funciona!

Conteúdo revisado pelo Dr. Dan Wroblewski – Médico Veterinário Especialista em Comportamento Animal CRMV – SP 4471